O lugar onde cabem as páginas soltas desta caminhada e todos os passos que esta bailarina vai aprendendo a dar
.



.

2012-09-01

Desempregada


É oficial.... saíram ontem as listas de colocação de professores e cá estou eu: desempregada!

Mas que raio de diarreia mental foi esta que me deu à uns anos quando mudei de área... de marketing e publicidade para Educação Física... sim, tem tudo a ver!!!! Até tinha a empresa para onde iria estagiar, enquanto tirava o curso à noite.... aí a minha vida.

Vá, depois ponderei ir fazer o curso de Educação Física para a Marinha. Na altura, como a minha teimosia tinha umas caraterísticas das quais não me orgulho muito: podia sentir-me prejudicada, mas se tivesse dito que não, levava o não até ao fim. Tive a certeza, depois de me dizerem que tinha de passar 6 meses no mar, que o comandante me iria lançar aos tubarões como isco... e não fui! Por esta altura já tinha umas divisas jeitosas e sou sincera, para além das fardas terem aquele quê que continua a fazer de mim um pouco adolescente, ter aquele poder, também era algo bastante atrativo.

Foi muito Top Gun, muito Oficial e Cavalheiro de certeza.... lololol

E cá estou eu, a três anos e uma semana de completar os 40anos, com uma vida incerta, instável, sem me realizar a nível profissional. sim, porque realização profissional e principalmente no ensino, implica todo um processo de investimento, de ver aquilo que fazemos de alguma forma concretizado em projetos, porque nos alunos o investimento é a fundo perdido, mas sempre dado. A nível pessoal... bem, a realização pessoal é feita quase dia a dia, porque não consigo pedir muito mais. E não, não é querer pouco, é apenas porque eu também não posso dar muito!

Em suma, estou cansada com isto tudo! Andar a saltar todos os anos, não saber onde fico colocada, se fico colocada, concorrer para as ofertas de escola... refazer a vida mil e uma vezes e de forma cínica, dizer a mim mesma, que está tudo bem! A treta! A treta mesmo, não está tudo bem! Quero poder ficar aqui, quero mesmo! Poder alugar uma casita. Não quero luxos, não quero um apartamento com ar condicionado e afins, uma vivenda, uma mansão, uma casa com piscina...! Apenas algo simples que possa tratar por lar... onde depois das merecidas férias de todo o trabalhador, saber que tenho para onde voltar. Aliás... até posso passar lá as férias, não é isso que está em causa, quero apenas um local que possa chamar meu, uma cidade que possa dizer é a minha... e apenas quero o suficiente para viver!

Se vivo à 2anos sem TV e vivo, acho que vivo bem sem uma casa onde o condomínio não é fechado, faço-me entender? Quanto à TV, vejo alguma coisa na net, na escola, quando vou a casa de alguém... a sério, sou feliz assim, aprendi este ano a sorrir, a dar o meu sorriso diariamente e mesmo que os dias sejam francamente maus, o sorriso sai sempre. Mas aprendi a dar valor a coisas simples como o silêncio, mesmo no meio do barulho da cidade.

Oh pá... peçam lá aos vossos anjinhos, que eu vou pedir aos meus; aos Santos que conhecem, que eu vou fazer o mesmo;  peçam a Deus, eu peço podem crer; peçam ao que acreditarem... Peçam por mim... Quero ficar por terras sadinas, encontrar um trabalho (nem é emprego) que me dê para as despesas, ir até ali realizar um sonho e pimba, ser feliz!

Juro que adoro a minha profissão, foi ela que me trouxe aqui, mas começo a ficar cansada do que me anda a causar e sinceramente, já estou por tudo! E de há uns tempos para cá, gravou-se-me uma cruz no coração. É vermelha e tem tudo a ver com o que sempre fiz, com o que sempre pensei, com o que sempre acreditei, com o que sempre quis.

Tal como o chefe diz: sou voluntária de coração! É verdade sim, mas quero ser voluntária aqui!!!

A desempregada que quer ser voluntária....

Só um à parte, enquanto o mano e os pais ligavam, porque queriam saber se tinha ficado colocada... tive pela primeira vez, que me recorde, companhia sem ser daqueles 3 que me amam a ver as listas de colocação! Tudo bem, não estava ansiosa como nos outros anos, mas soube bem o calor aqui ao lado, o apoio que têm sido constante... talvez por isso a ansiedade neste agosto esteja a ser tão pouca... "apenas" uma vontade de não ir embora! Sem dúvida, uma palavra no momento certo, um abraço, um beijo, uma mensagem... deixam o nosso dia melhor! E assim se "vive um dia de cada vez, com sonho e objetivos": o meu mote!


Quem é que quer ir embora de um lugar, quando está feliz? Eu não!

2 comentários:

Algures disse...

Queremos sempre voltar algures onde s(f)omos felizes. Estou a torcer por ti Bailarina. :-)

Beijinho*

bailarina disse...

Algures,

Isso também é verdade... Estou apenas cansada de ter feito a vida em torno da parte profissional. E sim, a parte profissional sempre esteve na frente de tudo!

Voei de Lisboa, para o Barreiro, Oliveira do Hospital, Arganil, Seia, Coimbra, Faro, Amadora, Setúbal... Sempre sem pestanejar. Agora olho para trás e vejo o que consegui. Desisti de relações; deixei amigos para trás porque doía menos assim; voltei sempre para casa dos pais porque ali era "a minha casa" apesar de não ser faz muito tempo; deixei os meus cães com eles porque não os posso ter comigo.

Agora cansei-me! Cansei-me desta instabilidade toda! E já fui tão feliz nesta profissão, sinto-me realizada! A sério! Vejo ex alunos meus a darem passos importantes. Coisas que podem parecer mínimas, mas para eles são importantes e para mim também o são! À dias, um que era tímido, com uma grande falta de auto estima, arranjou uma namorada. Uma miúda espetacular, também a conheço da escola. Fiquei tão feliz... um passinho pequeno, mas tão importante. Outros terminam o secundário, entram na universidade, acabam a licenciatura, entram e acabam o mestrado, arranjam emprego, acabam formação, casam, tem filhos... Sinto-me feliz! Mesmo!!!!! Por vezes ainda me pedem opiniões no facebook... sempre aceitei os alunos.

Voltando aqui, a esta altura 2012, acabei por voltar para casa dos meus pais. Vou ser madrinha de casamento do meu irmão e fiz a opção de poupar dinheiro do subsídio de desemprego. Durante este ano fiz vários km para ir à CVP, porque acho que essa cruz se tatuo no meu coração... ou sempre esteve marcada e nestes 16 meses apenas saltou para a pele.

Este ano não fui colocada novamente, nada de estranhar como estão as coisas. Já decidi que tenho de seguir outro caminho, no que ao emprego diz respeito, apenas não sei o quê... e se encontrar outro caminho paro de concorrer! Como disse, não preciso de luxos, apenas do suficiente para ser feliz!

Obrigada pelas palavras. Torço por ti também!

Beijinhos e o resto de um bom fim de semana...