Mas passei aqui para dizer que estou a adorar trabalhar com aqueles miúdos, lógico que tenho de pensar um pouco antes de agir, não são os santinhos que tenho encontrado nas escolas, no entanto penso que descobri aquilo que na educação me faz mesmo sentir realizada. Eles dão luta, fazem-me redobrar estratégias e modifica-las constantemente. Planos de Aulas? Isso são meras bases de trabalho que nunca são levados integralmente até ao fim. No entanto, não existe um dia em que não tenha saído dali satisfeita.
Toda esta experiência tem-me feito pensar nos colegas que ouvi reclamar vezes e vezes sem fim, porque aquela turma nessa semana não os deixara dar a matéria, que tinham pedido a alunos para irem para a rua porque passaram as aulas a falar com o colega do lado, porque não conseguiram concretizar uma actividade programada… tantas foram as queixas que ouvi. Sim, sem dúvida que os alunos estão diferentes de ano para ano. Eu que estou inserida nesta vida à pouco mais de 10 anos consigo ver isso. No entanto também o mundo está diferente e antes dos alunos, os pais e/ou encarregados de educação também nada tem haver com os de outrora.
Agora e por favor, antes de se queixarem olhem para o lado. Quem sabe existe alguém em piores condições, aliás, por vezes até sem condições, com alunos que estão no fim da linha. Mas se acreditar-mos, só um pouco, quem sabe um ou dois irá vingar e não ter a sorte que lhe estava predestinada.
Apenas temos que acreditar!
Apenas temos que acreditar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário