O lugar onde cabem as páginas soltas desta caminhada e todos os passos que esta bailarina vai aprendendo a dar
.



.

2013-09-04

Oração da Serenidade

Existe uma oração que no final de cada reunião de Alcoólicos Anónimos é dita com toda a força! Ela fala de Serenidade...

Não me refiro ao que vemos no dicionário: paz, calma, tranquilidade, brandura... mas à capacidade de viver em paz com os problemas não foram resolvidos. Não no sentido de concordarmos com o que se passou, pois somos seres e temos direito à nossa opinião, aos nosso gostos, a discordar, a dar as nossas opiniões. Mas temos obrigação de respeitar os outros naquilo que são, sentem e pensam, da mesma forma que o mesmo se aplicará a nós, claro!

Muitas vezes, porque as coisas já aconteceram ou estão fora do nosso controle, o melhor será aceitar. Não de uma forma indiferente, só porque sim... é completamente o oposto! Ao aceitarmos que não podemos modificar algo, as expetativas do que podemos mudar aparecem, saltam à vista, tornam-se prioridade!

Aqui para além de uma boa dose de coragem, foi criada uma abertura... como que um retirar das palas que estavam colocadas até então... Tornamo-nos mais maduros, faz-nos reconhecer que apesar de o mundo não ser perfeito, como nós não o somos, a vida é agora e temos direito a vivê-la em todo o seu esplendor.

"Oração da Serenidade

Concedei-nos Senhor a Serenidade necessária,
para Aceitar as coisas que não podemos modificar;
Coragem para modificar aquelas que podemos;
e Sabedoria para distinguir umas das outras."
 
 
 
 
Se já aceitei tudo? Claro que não! Concordo com o que aconteceu? Não e disse-o! As coisas estiveram dentro do meu controle? Também não... por estranho que possa parecer!
Talvez por isso esta oração tenha ainda mais sentido neste momento!


5 comentários:

Algures disse...

Engraçado como já escrevi esta oração Algures... Tem muito de real e, teve muito a ver com algo que vivi bem recentemente. Pouco tempo depois, escrevi outra coisa relacionada com isso. Um desabafo e um baixar de braços...
http://alguresondeapenaseusei.blogspot.pt/2013/04/a-verdade.html

Acho que estás a viver algo semelhante. Infelizmente...

Um abraço forte... Um beijinho... e muita luz.

bailarina disse...

Eu relaciono-a com tanta coisa na minha vida.
Com este momento que passo agora sem dúvida alguma.
Com situações próprias da minha profissão, o ensino. Seja durante o dia a dia, as coisas que funcionam, os alunos que desaparecem, as esperanças, o não querer desistir. Ou o desemprego.
Com outras situações daquilo que escolhi para fazer voluntariado, no pré-hospitalar. Fazer o melhor que sabemos, mas sem dúvida existem coisas que não controlamos.
Com este flagelo dos incêndios e a morte dos bombeiros.
Com as guerras e lutas armadas. Umas que se vivem nas casas de tantos vizinhos nossos, que nunca demos conta, apenas acordamos para a vida quando de repente vemos o carro da PSP/GNR e/ou INEM/CVP/Bombeiros; em Bairros socio economicamente desfavorecidos onde o preconceito nasce no berço e vem escrito no CC; no nosso país irmão durante as manifestações de Junho e Julho; isto que se passa na Síria e pelo resto do mundo.

Este momento que vivo, apesar de não ser tão grave do que o resto que falei... longe disso... para mim era um equilíbrio. Como deixei de ser esse paz e parece que passei um problema, acabou. Não sei a razão do porquê... A mariquinhas não quis saber o porquê.

Algures disse...

Entendo-te tão bem.
O mundo lá "fora" não (nos) dá tréguas, mas se o "nosso" mundo está equilibrado, arranjamos forças para enfrentar tudo o resto. Comparativamente, o que nos atinge é uma gota num oceano, mas é o "nosso oceano", o nosso porto de abrigo e, se esse é assolado por uma tempestade, perdemos a nossa paz.
Sabes, acho que devias saber o porquê. A "mariquinhas" já deu mostras que essa é apenas uma palavra que não corresponde à realidade, por isso, busca o porquê, porque esse estará constantemente a procurar-te... Believe me.

Beijinho e muita luz*

bailarina disse...

Eu sei que sim Algures... e seja qual for a resposta, tenho que lidar com ela. Pois quero lidar com essa pessoa o mais em paz que nos seja possível e para isso teremos que estar resolvidos. Eu pelo menos...

Quanto ao adjetivo com que me descrevi, a ansiedade foi tanta que cheguei 1h antes ao suposto café. Acho que se avaliasse a minha frequência cardíaca no momento, em vez dos normais 59/60 bpm, andava nos 130. No início de certo atingiu os 180 bpm. Isto para não falar e frequência respiratória :)

mas enfim... tenho que arrumar a casa e para isso criar prioridades!

Beijinhos com muita luz para ti também. Um bom fim de semana!

Algures disse...

"O silêncio é um texto fácil de se ler errado", pelo que os porquês tem de ser respondidos...
Não é fácil e qualquer um que sinta, estaria da mesma forma.

Beijinhos com muita luz e um excelente fim de semana também para ti! :-)