Recebi este texto no email e por ser tão verdade decidi colocá-lo aqui para que possam pensar um pouco sobre o assunto!
Um professor, diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".
O professor pegou então numa caixa de fósforos e despepejou-a para dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim".
O professor pegou então numa caixa de fósforos e despepejou-a para dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim".
A seguir, o professor pegou uma caixa de areia e vazou-a para dentro do frasco. Obviamente que a areia preencheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "Sim" retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco, que preencheu todos os espaços vazios entre a areia.
Os estudantes riram-se nesta ocasião.
Quando os risos terminaram, o professor comentou:
"Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia".
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
"Então e o que representa o café?"
"Então e o que representa o café?"
O professor sorriu e disse:
"Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um/a amigo/a".
ter tempo para um café com um amigo... tem de existir, sempre!!!
7 comentários:
Eu costumo sempre dizer: as amizades são como as plantas, têm que ser regadas senão murcham!
Está tudo dito!
Beijos :)
Adoreiiiiiii...
Como estas bailarina???
UM SUUUUUrrisinho docinho com CARINHO:)
Essência,
mas as verdadeiras amizades não morrem com o tempo...
por mim desde que sejam bem regadas :)
Beijinhos
Susaninha,
Olá minha Linda, estou numa fase de muita turbulência. E com necessidade de colocar os pés na terra, até chorar um pouco se for caso disso e voltar a encher o peito de ar, porque sou mais forte que qualquer tempestade!
Espero que tu estejas bem!!!!
Beijocas grande e muitos sorrisos carregados de raio de sol!
que maravilha.
gostei. e vou dizê-lo aos meus alunos...em jeito de despedida.
João, é mesmo e estás à vontade.
Aliás, arranja o material e faz isso na aula. Terá mais impacto!
Só precisas de um frasco, as bolas podem ser de ténis de mesa, areia vais a uma praia, fósforos (lidl, vendem em caixas de 3), o café ( pedes um pouco na sala de prof's.
No final deitas tudo fora e reciclas as bolas e o frasco, que limpas com um papel das mãos (tipo cozinha) para não ficar com aquele aspecto meio seboso!
Acho que estás aqui a dar-me uma ideia... :)
e eu até devo ter para ali 2 ou 3 bolas de golfe!
Beijocas
Também me enviaram esse texto. Adorei a história (:
Postar um comentário